sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Dimebag: rompimento do Pantera não foi a causa


Brandon Daviet do NewDealers.com recentemente conduziu uma entrevista com Chris A., autor do livro sobre o assassinato do guitarrista do PANTERA/DAMAGEPLAN , "Dimebag" Darrell Abbott. "A Vulgar Display Of Power: Courage And Carnage At The Alrosa Villa", conforme segue abaixo:

NewDealers.com: O que te despertou interesse em fazer esse livro?

Chris A.: "Bem, todos esses acontecimentos me chatearam, e eu acho que não me senti daquele jeito desde quando John Lennon foi morto. Eu tinha um monte de perguntas, e era sempre muito cético sobre o rompimento do PANTERA ser a causa. Eu também estava muito interessado nas outras três pessoas que foram mortas naquela noite, e tem muita pouca coisa sobre eles na mídia. Suas histórias pareciam ser obscurecidas pela celebridade de Dimebag, então eu comecei a trazer alguns elementos à tona".

NewDealers.com: O que você descobriu?

Chris A.: "Bem, depois que eu comecei a espionar por aí, descobri que haviam poucas coisas concretas sobre tudo que foi escrito. Então concluí que era algo que eu devia fazer".

NewDealers.com: Numa entrevista em 2004, Phil Anselmo disse que Dimebag "merecia ser severamente espancado." Você acha que aquela declaração influenciou no assassinato de Dimebag?

Chris A.: "Considerei este fato muitas vezes e a verdade é que ninguém sabe. Obviamente se ele [Nathan Gale] ouviu ou leu alguma coisa sobre isso, alguém poderia suspeitar. Impossível afirmar de forma absoluta ou concreta que ele foi influenciado pela entrevista".

NewDealers.com: Você falou com membros do Departamento de Polícia de Colombo na sua pesquisa pelo livro?

Chris A.: "Sim. Eu falei com detectives de homicídio, equipes de ambulância, com as famílias das vítimas e com a mãe de Nathan Gale, assim como falei com muitos fãs. Provavelmente me correspondi com 200 pessoas enquanto fazia a pesquisa do livro".

NewDealers.com: Depois de fazer toda essa pesquisa, você acha que havia algo que pudesse ter sido feito para evitar a tragédia?

Chris A.: "Bem, entender as coisas depois que acontecerão é sempre algo complexo, mas se há uma culpa eu a credito diretamente sobre Gale. Não estou informado de qualquer precedente de suas ações, nunca encontrei informação sobre alguém subindo ao palco e matando um integrante de uma banda. Um dos maiores erros é achar que a segurança no local foi falha, em minha opinião lá não era melhor ou pior que em outros clubes. Não estamos falando de alguém que fica bêbado e começa uma briga ou fuma uma erva, mas sim de alguém que vai armado a um clube com o objetivo de matar pessoas, e eu não conheço um único local em qualquer lugar dos Estados Unidos que tenha passado por isto antes".

NewDealers.com: Você acha que o nível de agressão contido nas músicas do DAMAGEPLAN e outras bandas do mesmo estilo tem alguma coisa a ver com a tragédia?

Chris A.: "Rejeito totalmente essa hipótese, que é parte da tese do livro. É muito fácil encarar as coisas de forma negativa, adotando a visão estreita sobre o Heavy Metal baseada no que aconteceu. O que o livro irá claramente explicar é que o assassino não era um fã, e ele não era louco por PANTERA ou pelo Dimebag pelas razões que as pessoas acham que ele era. Olhando por outro ângulo, é fascinante saber que muitas pessoas que estavam em volta tentaram ajudar. Quando a políca apareceu, havia cerca de 250 no estacionamento, aguardando para prestar depoimentos. Um dos detetives, Bill Gillette, disse que em seus nove anos e meio de trabalhos com homicídios, ele nunca havia visto aquele tipo de coperação".

Traduzido de: New Dealers

 

Nenhum comentário: